O CVS é um sistema que permite que grupos de pessoas trabalhem simultaneamente em grupos de arquivos como, por exemplo, manuais, apostilas, códigos de programas ou dados dos pacotes RPM.
É utilizado um repositório central com as versões mais recentes dos arquivos. É possível, a qualquer momento, criar uma cópia pessoal desses arquivos e, caso no futuro esses arquivos sejam atualizados, o CVS se encarregará de atualizar a sua cópia quando você desejar fazê-lo.
Você pode alterar os seus arquivos a vontade. Se novas versões destes arquivos forem colocadas no CVS nesse período de modificação, a atualização tentará o máximo possível combinar as alterações do repositório com as feitas localmente por você.
Caso haja coincidência nas alterações e algum conflito seja criado pelas suas mudanças e as já em efeito no repositório, o CVS lhe avisará e você deverá resolver este problema na sua cópia. Após resolvido o problema você poderá, então, enviar os arquivos para o repositório.
Quando você tentar enviar um arquivo para o repositório, o CVS verificará se a versão que você possui é a mais recente. Caso não seja, você receberá uma notificação do CVS, deverá atualizar a sua cópia, resolver quaisquer conflitos que venham a surgir e, só então, enviar os arquivos para o repositório.