A pesquisa foi realizada em 49 crianças da rede municipal de ensino com idades entre 7 e 16 anos.
Foram submetidos ao tratamento endodôntico 83 dentes, pertencentes a bateria labial superior e/ou inferior de canino a canino, com ou sem vitalidade pulpar, sem o uso de RX e com odontometria pré-estabelecida de 21,0 mm para todos os dentes, obturados em sessão única.
Esse padrão de odontometria foi adotado após se verificar que a média aritmética dos dentes tratados é de 23,3 mm. Sendo assim, optou-se pela odontometria de 21,0 mm como medida de segurança e também com o intuito de simplificar a operação, pois coincide com a medida já padronizada e comercializada pela Kerr.
A substância obturadora utilizada foi uma mistura de hidróxido de cálcio em veículo oleoso denominado comercialmente de Pasta LC (Herpo Dental - RJ Brasil), preservador por 24 meses.
Com o objetivo de comprovar cientificamente os resultados obtidos, todos os dentes foram radiografados no início do tratamento e a cada seis meses até completar 24 meses.
Após um ano de avaliação clínica e radiográfica, 88,3% dos dentes tratados endodonticamente pela nova técnica puderam ser mantidos nas arcadas com sucesso, tanto para aqueles com vitalidade pulpar - 86,7% - quanto para os com mortificação - 91,6% .
Os resultados mostraram que os maiores percentuais de sucesso foram obtidos quando as obturações ficaram no limite apical - 94,7% - ou com sobreobturação -100,0% .
Além do mais, o hidróxido de cálcio mostrou-se excelente e apropriado por ser de fácil manipulação clínica, baixo custo operacional e perfeita biocompatibilidade com os tecidos periapicais.
O novo método mostrou ser possível manter as arcadas de forma saudável por um período mínimo de dois anos. Apesar de ser um tempo relativamente curto, o estudo nada mais é que uma alternativa aos pacientes de baixa renda, que ao invés de terem seus dentes extraídos, terem uma oportunidade de, neste espaço de tempo, encontrar condições para um tratamento definitivo.
Endereço para correspondência:
COPIPED/Faculdade de Odontologia - UFRJ
Caixa Postal 68026, Ilha do Fundão
CEP 21945-970, Rio de Janeiro - RJ