A resposta rápida é que qualquer tipo de máquina é suficiente como um servidor CVS com utilização baixa. Um servidor com 32MB de memória, ou até menos, é capaz de lidar com um árvore consideravelmente longa e com alguma atividade.
Entretanto, a resposta correta é um pouco mais complicada. Através da estimativa das áreas de maior consumo de memória que se conhece pode-se determinar a quantidade de memória necessária no servidor.
A primeira área responsável por um grande consumo de memória é a que ocorre quande se faz retiradas muito grandes do repositório. O servidor possui dois processos para cada cliente que está servindo. O consumo de memória no processo filho deve permanecer consideravelmente baixo mas, o do processo pai, principalmente se a conexão for lenta, pode crescer um pouco mais que o tamanho dos arquivos em um único diretório ou dois megabytes, o que for maior.
Multiplicando-se o tamanho de cada servidor CVS pela quantidade de servidores que você espera ter ativos simultaneamente dá uma idéia das necessidades de memória para o servidor.
A segunda área de consumo de memória é o diff na devolução de grandes arquivos. Isso ocorre até mesmo para arquivos binários. A regra é ter aproximadamente 10 vezes o tamanho do maior arquivo que você pretende devolver ao repositório. Por exemplo, se você pretende devolver um arquivo com 10MB você deveria ter no servidor 100MB de memória.
Em ambos os casos pode ser utilizada área de troca[1] ao invés de apenas memória física mas, com todos os inconvenientes e demoras que esta traz normalmente.
| [1] | swap. |