Artigos / Prevenção

Microabrasão do Esmalte como Tratamento Estético da Fluorose Dentária

logotipo Rede CEDROS

J. Bras. Odont. Clin., Curitiba, v.1, n.5, p.57-60, Set./ Out., 1997.

 Vera Mendes SOVIERO*; Adriana MODESTO**; Luciane de Almeida MONTE ALTO***, Jose MASSAO Miasato****; Maria Eliza RAMOS*****
 * Mestre em Odontopediatria pela FO - UFRJ
Aluna do Curso de Doutourado em Odontologia (Odontopediatria) da FO - UFRJ
Professora Assistente de Odontopediatria da FO-UNIG
** Professora Assistente do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFRJ
Coordenadora da Clínica de Bebês da Odontopediatria da FO -. UFRJ
*** Mestre em Odontopediatria pela FO - UFRJ
Professora Assistente de Odontopediatria da FO - Volta Redonda
**** Mestre em Odontopediatria pela FO - UFRJ
Coordenador da Clínica de Bebês da FO -. UNIGRANRIO
***** Mestre em Odontopediatria pela FO - UFRJ
Professora Assistente de Diagnóstico Bucal da FO - UERJ

 SINOPSE: Os autores relatam um caso de fluorose dentária causada pela utilização inadequada de fluoreto sistêmico em gotas, acometendo todos os dentes permanentes e com grande comprometimento da estética. Descrevem o tratamento empregado, a microabrasão do esmalte com ácido clorídrico e pedra pomes, após breve revisão da literatura sobre esta técnica.

UNITERMOS: Fluorose dentária - Microabrasão

INTRODUÇÃO

A utilização do flúor, sob suas diversas formas, tem papel importante na prevenção da cárie 7. Contudo, sua ingestão crônica e excessiva, durante a fase de desenvolvimento dos dentes, pode causar a fluorose dentária 9. Diversos estudos já observaram a ocorrência de fluorose endêmica em populações que residem em regiões, cuja água de abastecimento apresenta alta concentração de fluoreto 3,18. Entretanto, casos isolados de fluorose têm sido atribuídos ao uso inadequado de suplementos de flúor sistêmico 1,17,18,20, à ingestão exagerada de dentifrício fluoretado 18 e, até mesmo, à aplicação caseira, realizada pelo responsável, de compostos fluoretados de uso restrito do profissional 14.

* Mestrandos em Odontopediatria da FO - UFRJ
** Professora Assistente do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFRJ

REVISTA DA LITERATURA

Clinicamente, a fluorose caracteriza-se pela presença de um esmalte opaco, com ou sem áreas de erosão, e manchas variando da cor branca à castanha 3, que comprometem a estética, na maioria dos casos. Na tentativa de promover uma melhora no aspecto clínico e, assim, oferecer uma estética favorável ao paciente, desde a década de 30, diversas técnicas têm sido propostas.

AMES 2 , em 1937, foi o primeiro a relatar uma técnica para remoção de manchas de fluorose, usando peróxido de hidrogênio e calor, considerando que este método era superior a qualquer tratamento protético-restaurador.

McINNES 12 , em 1966, descreveu uma técnica que combinava peróxido de hidrogênio (30%), ácido clorídrico (36%) e éter etileno, aplicados sobre as manchas por 15 a 30 minutos, seguidos de lavagem e polimento. Segundo o autor, os resultados eram satisfatórios, os pacientes não se queixavam de dor e a quantidade de esmalte removida era pouco perceptível.

MURRIN e BARKMEIER 15 , em 1982, descreveram uma técnica para remoção de manchas intrínsicas, a qual utilizava uma mistura de ácido clorídrico a 36% e pedra pomes, aplicada aos dentes com taça de borracha durante 5 a 10 minutos. Após isso, peróxido de hidrogênio e calor eram aplicados pelo mesmo tempo.

Para McCLOSKEY 11 , em 1984, o tratamento ideal seria aquele que removesse definitivamente as manchas dos dentes, com o mínimo de perda de esmalte. Assim, o autor propôs a utilização de ácido clorídrico a 18% e pedra pomes de granulação fina, aplicados sobre os dentes com taça de borracha, em rotação menor do que 2.000 rpm, sob isolamento absoluto. Os olhos do paciente, do profissional e da assistente deveriam ser protegidos. Como precaução, uma pasta de bicarbonato de sódio e água já deveria estar preparada para neutralizar o ácido caso ocorresse um extravasamento para os tecidos moles bucais. O procedimento seria realizado até que as manchas praticamente desaparecessem Um polimento com pasta profilática seria realizado para devolver o brilho ao esmalte.

Em 1986, CROLL e CAVANAUGH 4, relataram um caso de remoção de manchas do esmalte com ácido clorídrico a 18%, fazendo algumas modificações na técnica proposta por McCLOSKEY 11. Os autores sugeriram que verniz copal fosse aplicado com um pincel ao nível cervical dos dentes, a fim de melhorar o vedamento do isolamento absoluto, e que a mistura fosse aplicada aos dentes com um abaixador de língua de madeira, fazendo-se uma fricção sobre o esmalte. O tempo de aplicação seria dividido em períodos de 5 segundos alternados com 10 segundos de lavagem, até que a cor desejada fosse obtida. Ao final, realizava-se polimento e aplicação de flúor neutro, conforme a orientação dos autores.

Sendo assim, o presente artigo tem o objetivo de relatar um caso de fluorose dentária, no qual a estética apresentava-se bastante comprometida, que foi tratado através da técnica de microabrasão do esmalte.

RELATO DO CASO

Paciente R.C.G., do sexo masculino, 13 anos de idade, procurou a clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acompanhado de sua mãe, queixando-se de ter dentes manchados. Segundo a mãe, seu filho sentia-se bastante envergonhado com o aspecto dos seus dentes e isso já estava começando a interferir no seu relacionamento social. Por esta razão, resolveu procurar o serviço odontológico para saber se havia algum procedimento que pudesse melhorar o aspecto do sorriso do seu filho.

Durante a anamnese, a mãe revelou que flúor sistêmico, em gotas, havia sido utilizado diariamente dos 10 meses aos 8 anos de idade e que, vez por outra, era administrada uma dosagem maior do que aquela prescrita pelo médico pediatra. Além disso, o dentifrício fluoretado começou a ser utilizado por volta de 1 ano de idade, sem nenhuma orientação sobre a quantidade a ser colocada na escova ou sobre a possível ingestão exagerada do mesmo. A água de abastecimento da região onde o paciente reside, desde o nascimento, não é fluoretada. A história médica pregressa não foi relevante.

Ao exame clínico, observou-se dentição permanente completa (exceto terceiros molares) livre de cárie e apresentando manchas de cor branca, cobrindo mais de 50% da superfície de todos os dentes. Alguns dentes apresentavam manchas acastanhadas e pequenos pontos de erosão. O aspecto clínico e os dados da anamnese levaram ao diagnóstico de fluorose dentária, classificada, de acordo com Dean, em moderada e, pelo índice Thylstrup & Fejerskov (TF), em grau cinco 8 (Figuras 1-A; 1-B; 1-C ).

Para o tratamento estético, optou-se pela microabrasão do esmalte. A técnica foi explicada à mãe do paciente que, prontamente, deu consentimento para sua realização. Foi utilizado ácido clorídrico a 18% (manipulado na Fármacia Universitária da UFRJ) e pedra pomes, aplicados aos dentes com taça de borracha em baixa rotação. Foram feitas aplicações de 10 segundos, alternadas com 20 segundos de lavagem, até que um aspecto satisfatório do esmalte fosse obtido. Ao término da sessão, os dentes foram polidos com discos para polimento de compósito (Sof-lex 3M) e receberam aplicação de flúor gel (Figuras 2-A; 2-B; 2-C; 2-D; 2-E; 2-F). A seleção dos dentes que receberiam o tratamento foi feita de acordo com o comprometimento da estética. Sendo assim, realizou-se a microabrasão em todos os dentes que ficavam à mostra quando o paciente sorria, de segundo pré-molar a segundo pré-molar em ambas as arcadas. Para cada grupo de dentes, o tratamento foi realizado em 1 sessão, com uma média de 8 aplicações de 10 segundos.Todo o tratamento foi realizado sob isolamento absoluto, com proteção dos olhos do paciente e os demais cuidados que a técnica exige (Figura 3). O aspecto final pode ser visualizado nas Figuras 4-A e 4-B.


DISCUSSÃO

O tratamento estético da fluorose dentária, como no caso relatado e em outros na literatura 16,17 tem uma importância muito grande, do ponto de vista psicológico. O aspecto desfavorável dos dentes faz com que o paciente se sinta inibido para sorrir ou conversar, prejudicando o seu convívio social. A satisfação do paciente após verificar o resultado do tratamento é nítida e gratificante para o profissional.

No presente caso, a técnica empregada, para remoção das manchas de fluorose, promoveu um resultado esteticamente satisfatório. Foram realizadas, em média, oito aplicações, de 10segundos de duração, em cada elemento dentário. Segundo CROLL 5, infelizmente, não se pode determinar a profundidade de uma mancha de esmalte antes do tratamento. Caso não ocorra uma melhora na coloração após doze a quinze aplicações do ácido, deve-se optar por outro procedimento como, por exemplo, o desgaste com broca e restauração com compósito. Portanto, os responsáveis devem ser sempre avisados da possibilidade do insucesso. O autor lembra, entretanto, que um surpreendente número de manchas do esmalte está confinado na sua camada superficial e que a microabrasão, portanto, poderia removê-las. KENDELL 10 observou que cinco aplicações do ácido por 5 segundos resultaram numa perda de 36 a 62 mm de esmalte, com uma média de 46 m m o que, para o autor, é perfeitamente tolerável. TONG et al 19 observaram que, após dez aplicações de 5 segundos, ocorreu uma perda de 160 +/- 33 mm de espessura de esmalte. Para CROLL 5, uma vez que, do ponto de vista clínico, tanto a forma, como o brilho do esmalte apresentam-se com aspecto normal após a microabrasão, esta técnica deveria ser sempre a primeira opção de tratamento.

O resultado imediato obtido pela microabrasão deve ser avaliado com os dentes molhados pela saliva, pois manchas opacas são geralmente mais visíveis quando o esmalte está seco. Em alguns casos, a cor do esmalte fica ainda melhor com o tempo, após a remineralização do esmalte pela saliva6. Diversos relatos existentes na literatura mostraram, após acompanhamento dos pacientes, que não ocorreu sensibilidade pós-operatória, nem recidiva das manchas, o que se explica pelo fato da microabrasão removê-las, ao invés de mascará-las 4,5,6,11,12. No caso em questão, também não houve, por parte do paciente, nenhum relato de desconforto ou dor e, até o presente momento, cerca de 5 meses após o tratamento, não ocorreu recidiva das manchas.

O ácido fosfórico a 37%, utilizado isoladamente 17 ou em combinação com pedra pomes 13, para realização da microabrasão, já foi relatado com resultados satisfatórios. Apesar da maioria dos casos encontrados na literatura terem sido tratados com ácido clórídrico, a possibilidade de se usar o ácido fosfórico a 37%, facilitaria o acesso dos profissionais à técnica, já que este é encontrado comumente nos consultórios, acompanhando os "kits" de compósitos. Entretanto,

no serviço universitário, onde se tem a fármacia de manipulação à disposição, o uso do ácido clorídrico torna-se menos dispendioso e, portanto, mais conveniente.

CONCLUSÃO

Casos de fluorose dentária, nos quais a estética encontra-se comprometida, podem ser tratados através da microabrasão do esmalte. A técnica é bastante simples e segura, quando realizada de forma apropriada, e os resultados são satisfatórios.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Aasenden, R.; Peebles,T.C.: Effects os fluoride supplementation from birth on human deciduous and permanent teeth. Archs. oral Biol., v.19, p.321-326, 1974.
  2. Ames, J.W.: Removing stains from mottled enamel. J. Am. Dent. Assoc., v.24, p. 1674-1677, Oct., 1937.
  3. Capella, L.F. et al: Ocorrência de fluorose dentária endêmica. R..G..O., v.37, n.5, p.371-375, set/out, 1989.
  4. Croll, T.P.; Cavanaugh, R.R.: Enamel color modification by controlled hydrochloric acid-pumice abrasion. I. Technique and examples. Quint. Int., v.17, n.2, p.81-87, 1986.
  5. Croll, T.P.; Cavanaugh, R.R.: Enamel color modification by controlled hydrochloric acid-pumice abrasion. II. Further examples. Quint. Int., v.17, n.3, p.157-164, 1986.
  6. Croll, T.P.: Enamel microabrasion: the technique. Quint. Int., v.20, n.6, p.395-400, 1989.
  7. Ekstrand, J. et al: Pharmacokinetics of fluoride gels in children and adults. Caries Res., v.15, p.213-220, May/June, 1981.
  8. Fejerskov, O. et al: Fluorose Dentária - Um manual para profissionais da Saúde. 1a Ed., Ed. Santos, São Paulo, 1994.
  9. Horowitz, H.S. et al: A new method for assessing the prevalence of dental fluorosis - the tooth surface index of fluorosis. J. Am. Dent. Assoc., v.109, p.37-41, July, 1984.
  10. Kendell, R.L.: Hydrochloric acid removal of brown fluorosis stains: clinical and scanning electron micrographic observations. Quint. Int., v.20, n.11, 1989.
  11. McCloskey, R.J.: A technique for removal of fluorosis stains. J. Am. Dent. Assoc., v.109, p.63-64, July, 1984.
  12. McInnes, J.: Removing Brown stain from teeth. Ariz. Dent. J., v.12, p.13-15, 1966.
  13. Mondelli, J. et al: Microabrasão com ácido fosfórico. R.B.O., v.52, n.3, Maio/Junho, 1995.
  14. Monte Alto, L.A.: Comunicação verbal.
  15. Murrin, J.R.; Barkmeier,W.M.: Chemical treatment of vital teeth with intrinsic stain. Quint. Int., v.13, p.6-10, 1982.
  16. Paiva, S.M. et al: Fluorose dentária severa. R.G.O., v.39, n.2, Mar/Abril, 1991.
  17. Powel, K.R.; Craig, G.G.: A simple technique for the aesthetic improvement fluorotic-like lesions. J. Dent. Child., v.50, p.112-117, March/April, 1982.
  18. Riordan, P.J.: Dental fluorosis, dental caries and fluoride exposure among 7-year-olds. Caries Res., v.27, p.71-77, 1993.
  19. Tong, L.S.M. et al: The effects of etching, micro-abrasion, and bleaching on surface enamel. J. Dent. Res., v.72, n.1, p.67-71, Jan., 1993.
  20. Woolfolk, M.W. et al: Relation of sources of systemic fluoride ro prevalence of dental fluorosis. J. Public Health Dent., v.49, n.2, p.78-82, Spring, 1989.

[volta ao início]


[ Página ínicial | Repibuco | Artigos | Links | Lista de discussão | Noticias | Publicações | Agenda | Gente | Busca | DOLAC | Quem somos | Email ]

Última modificação em: 13/08/98
Copyright © 1998 Rede CEDROS